Nosso joelho

Breve anatomia do joelho


O joelho é uma articulação bastante vulnerável que sofre várias situações de stress diariamente (quando se carrega peso ou ajoelha-se, por exemplo), e também atividades de alto impacto como atividades físicas tipo jogging e aeróbica.

As partes do joelho:

Tíbia – o maior osso da perna
Fêmur – é o osso mais longo e mais volumoso do corpo humano, e localiza-se na coxa.
Patela - A patela (antigamente conhecida como rótula) é um pequeno osso com 5 cm de diâmetro (no homem adulto), de formato triangular, que se articula com o fémur, cobrindo e protegendo a parte anterior da articulação do joelho e atua como um eixo para aumentar a alavanca do grande músculo quadríceps femoral, cujo tendão está fixado ao bordo superior da patela (ou base).
É um osso curto, do tipo sesamóide (são pequenos nódulos ossificados inseridos nos tendões, que lhes fornecem apoio extra e reduzem a pressão sobre os restantes tecidos) e apresenta uma camada de substância compacta revestindo a substância esponjosa.

Constituição:
As terminações dos ossos são cobertas por uma camada de cartilagem que absorve o impacto e protege o joelho. Basicamente, o joelho é a união de dois ossos longos unidos por músculos, ligamentos e tendões.

Há dois grupos musculares principais no joelho: quadríceps (músculo da frente da coxa) e os isquiotibiais (músculos localizados na parte posterior da coxa).

Os tendões são como cordões de tecidos que conectam os músculos aos ossos. Os ligamentos são bandas elásticas que conectam um osso a outro. Alguns ligamentos do joelho promovem estabilidade e proteção, enquanto outros limitam o movimento da tÍbia para frente ou para trás.

Quais são os problemas mais comuns no joelho?

Muitos dos problemas resultam do processo de envelhecimento e do uso continuo e excessivo da articulação. Outros problemas são resultantes de lesões ou de movimentos súbitos que torcem o joelho. São alguns exemplos:

Estiramento
Um estiramento muscular ou de ligamento geralmente é causado por uma pancada no joelho ou uma torção súbita. Sintomas incluem dor, edema (inchaço) e dificuldade para andar.

Lesão de cartilagem
Os traumas do joelho podem ser acompanhados de lesão dos meniscos que tem a função de absorver o impacto e promover estabilidade ao joelho. O tratamento pode envolver desde o uso de joelheiras até cirurgias.

Tendinite
A inflamação dos tendões pode resultar de uso excessivo como em certas atividades como correr, pular ou pedalar. A tendinite patelar é conhecida como “joelho do saltador”. Geralmente ocorre em esportes como o basquete.

Artrose
A artrose é a patologia mais comum que afeta o joelho. Trata-se de um processo degenerativo onde a cartilagem se desgasta, e geralmente afeta pessoas de meia idade e idosos. Pode ser causada por uso excessivo como traumas repetitivos ou mesmo pelo excesso de peso (obesidade).

Artrite
A artrite reumatóide também pode afetar os joelhos provocando inflamação e destruindo a cartilagem, e geralmente afeta pessoas de baixa idade.


Como se faz o diagnóstico de uma lesão no joelho?



Para complementar a história clínica e o exame físico alguns exames podem auxiliar no diagnóstico dessas lesões:

• Radiografia
• Ressonância Magnética
• Tomografia computadorizada
• Artroscopia
• Cintilografia óssea

Tratamento:
O tratamento específico para as doenças do joelho será determinado pelo seu medico baseado em:

• Sua idade, condições de saúde, e histórico médico
• Extensão da doença, tipo de lesão
• Tolerância a medicações e aos tipos de tratamento
• Expectativa quanto à recuperação
• Sua opinião e sua preferência

Conhecendo um pouco melhor o seu corpo você vai saber até onde pode forçar o treinamento e prevenir as lesões para não ficar preocupado depois com o tratamento!

Freqüentemente nós nos esquecemos dos nossos joelhos – os grandes amortecedores do corpo, centro de uma grande alavanca entre a tíbia e o fêmur. Entretanto, os atletas irão se lembrar deles a qualquer mínimo sinal.


Um quarto das lesões durante a prática esportiva envolve os joelhos. Essas lesões podem ser prevenidas se os esportistas oferecerem condições adequadas aos seus joelhos.
O joelho é como um equipamento mecânico que sem a manutenção apropriada irá se desgastar rapidamente.
Oferecer condições de manutenção significa incluir exercícios de fortalecimento e flexibilidade para os músculos envolvidos na articulação do joelho além do fortalecimento da musculatura do glúteos que atuam no quadril, diminuindo o risco de quedas e torções dos joelhos.
Assim, o joelho terá melhor desempenho na sua função de absorver impacto durante os esportes e atividade física.
Procure seu médico, preparador físico, professor de educação física para orientações mesmo que você não tenha ou sinta nada.

Então muita atenção na execução de chutes. Sempre peça ao seu professor/instrutor/mestre uma correta forma de chutar sem agredir tanto os seus joelhos. Sucesso e muito taekwondo.