Vitaminas e suas doses

As vitaminas são compostos orgânicos, presentes nos alimentos, essenciais para o funcionamento normal do metabolismo, e em caso de falta pode levar a doenças. Não podem ser digeridas pelo ser humano, exceto em quantidades não suficientes. A disfunção de vitaminas no corpo é chamada de hipovitaminose ou avitaminose. O excesso pode trazer problemas, no caso das vitaminas lipossolúveis, de mais difícil eliminação, é chamado de hipervitaminose. Atualmente é reconhecido que os seres humanos necessitam de 13 vitaminas diferentes.

As vitaminas podem ser classificadas em dois grupos de acordo com sua solubilidade. Quando solúveis em gorduras, são agrupadas como vitaminas lipossolúveis e sua absorção é feita junto à da gordura, podendo acumular-se no organismo alcançando níveis tóxicos. São as vitaminas A, D, E e K. Já as vitaminas solúveis em água são chamadas de hidrossolúveis e consistem nas vitaminas presentes no complexo B e a vitamina C. Essas não são acumuladas em altas doses no organismo, sendo eliminada pela urina. Por isso se necessita de uma ingestão quase diária para a reposição dessas vitaminas. Algumas vitaminas do Complexo B podem ser encontradas como co-fatores de enzimas, desempenhando a função de coenzimas.

Apesar de precisarem ser consumidas em pequenas quantidades, se houver deficiência de algumas vitaminas, estas podem provocar doenças específicas, como: beribéri, escorbuto, raquitismo e xeroftalmia.

Tudo em excesso pode fazer mal. As vitaminas são substâncias orgânicas que em pequenas quantidades fazem parte do complexo de reações bioquímicas do organismo. Deviso a imcapacidade do organismo de sintetizá-las normalmente, elas sãos obtidas da dieta e possibilitam ao indivíduo um funcionamento metabólico, crescimento e saúde normais. Mas o excesso de vitaminas pode causar doenças severas e incapacitantes.

Algumas vitaminas são bastante perigosas, devendo seu consumo
ser feito apenas com orientação médica:

Vitamina A

Vitamina A (retinol) existe em alguns alimentos de origem animal, mas o organismo pode prescindir destes alimentos desde que exista ingestão adequada de frutas ou outros vegetais que contenham um pigmento, o caroteno. Uma dose elevada ou o uso de doses acima das necessidades diárias de vitamina A pode causar uma série de fenômenos, desde uma coloração amarelo-alaranjada da pele até fenômenos tóxicos, como irritabilidade, vômitos, cefaléia, pele seca, pruginosa e descamativa, fraqueza e alterações psiquiátricas simulando depressão ou esquizofrenia, dores nos ossos e articulações, aumento do tamanho do fígado e do baço também podem ser observados com grandes doses da vitamina A.

Vitamina D

Vitamina D é um grupo de pró-hormônios lipossolúveis, sendo que as duas formas principais são a vitamina D2 e vitamina D3. A vitamina D3 é produzida pela pela exposição ao sol, especificamente à radiação ultravioleta B.
Desempenha papel importante na manutenção dos sistemas dos órgãos:


* Regula os níveis de cálcio e fósforo no organismo promovendo sua absorção dos alimentos nos intestinos e a reabsorção de cálcio nos rins.
* Promove a formação óssea e mineralização, sendo essencial para um esqueleto forte. Porém, em níveis muito altos, promove a reabsorção dos ossos.
* Afeta o sistema imunológico promovendo a imunossupressão, fagocitose e atividade anti-tumor.

O excesso pode causar hipercalcemia e deposição de cálcio em vários tecidos do organismo como coração, artérias, rins. Ocorre anorexia, náuseas, vômitos, diárreis, cefaléia e diurese intensa, fraqueza, depressão mental e diminuição da função renal, que evolui para a insuficiência e morte. O tratamento para intoxicação por vitamina D inclui descontinuar a suplementação vitamínica e restringir a ingestão de cálcio.

Vitaminas K e C

Vitamina K pela via endovenosa (injeção) e o consumo exagerado de vitamina C (ácido ascórbico), uma vitamina bastante popular mas que pode causar diarréia, náuseas, vômitos e também interferir na absorção de vitamina B12, destruindo-a, podendo levar a sua deficiência se seu uso for prolongado. por ser acidificante da urina, pode causar precipitação urinária de cristais de ácido úrico, oxalato ou cistina, levando a formação de cálculos. Cólica renal, sangramento e obstrução urinária com hridonefrose (é a distensão (dilatação) do rim pela urina) progrssiva, associada a uma maior suscetibilidade a infecções. Por isso é uma vitamina muito perigosa quando usada indiscriminadamente.